História

Em 19 de novembro de 1976, a partir do relato do Magnífico Sub-reitor acedêmico Prof. Fernando Sgarbi Lima, o Conselho Superior de Ensino e Pesquisa aprovou o curriculo do curso de Geologia. O curso foi instituído pela Resolução n 469, de 29 de dezembro de 1976, tendo iniciado suas atividades em agosto de 1977.

Em 1982, o Magnifico Reitor da UERJ apresentou ao Conselho Estadual de Educação, a documentação relativa ao reconhecimento do curso, que foi obtido pelo Parecer 567/1982. Através da Portaria 01, de 06 de janeiro de 1983, o Ministro de Estado de Educação e Cultura resolveu conceder reconhecimento ao curso de Geologia ministrado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. O curso de Geologia ficou, até 1995, abrigado no Departamento de Geologia e Geofísica do Instituto de Geociências.

Finalmente, em 16 de novembro de 1995, o Conselho Universitário opina favoravelmente pela criação da Faculdade de Geologia, decisão formalizada pela Resolução n 010/1995, de 17 de novembro de 1995. A partir de então, a Faculdade de Geologia, passou a funcionar como umas das unidades acadêmicas da UERJ.

Outro marco importante na história do desenvolvimento foi a criação do Curso de Especialização em análise de Bacias, que resultou em 1995, na criação de nosso Programa de Pós-graduação de Análise de Bacias e Faixas Móveis, que atualmente funciona com os níveis de especialização, mestrado e doutorado.