Laboratório Geológico de Processamento de Amostras – LGPA

O Laboratório Geológico de Processamento de Amostras (LGPA) concentra todas as atividades de preparação de amostras para análises mineralógicas, sedimentológicas, geoquímicas e geocronológicas. Em sua ampla área, situada no térreo da UERJ, existem ambientes e equipamentos específicos para realizar a preparação e a laminação de rochas, minerais, sedimentos e demais materiais geológicos; além de uma litoteca com o acervo de rochas. O LGPA funciona há mais de 20 anos e possui um corpo técnico composto de profissionais habilitados, e coordenado por professores do DGRG/FGEL. O LGPA apóia as atividades de pesquisa, de ensino na graduação e de pós-graduação da Faculdade de Geologia e outras Unidades da UERJ, como, por exemplo, o Instituto de Geografia e a Faculdade de Oceanografia. Além disso, realiza serviços para outras Universidades, empresas de geologia, de mineração e de geotecnia privadas e públicas, profissionais liberais, entre outros. O LGPA é subdividido em dois setores que realizam técnicas e preparações específicas:

(A) Setor de Separação Mineral – inclui os métodos e equipamentos que executam os processos físicos e químicos de separação e seleção de grãos minerais, incluindo: britagem, moagem, separação hidrodinâmica, densimétrica (em líquido denso), magnética e eletro-magnética. A preparação de amostras visam principalmente a realização de análises geocronológicas, geoquímicas, mineralógicas e sedimentológicas. Também são realizadas pulverizações de rocha-total em moinho para análises litogeoquímicas e isotópicas. Além disso, são realizadas montagens de grãos minerais (por ex. zircão, monazita, titanita, badeleíta, hornblenda, feldspatos, micas, apatita, etc) visando análises geocronológicas por diversos métodos de datação (por ex. U-Pb, Ar-Ar, Traços de Fissão, U-Th/He, etc).

(B) Setor de Laminação – concentra as atividades de confecção de lâminas delgadas petrográficas e mineragráficas, seções polidas, corte e polimento de amostras diversas, impregnação e colorimetria. Neste setor são confeccionadas lâminas e seções de rochas, minerais, fósseis, sedimentos e solos.